Connect with us

Coronavírus

Diabetes e doenças bucais: os riscos potencializados para a Covid-19

Published

on

Quem apresenta alguma doença bucal e quadro de diabetes tem 3,5 mais possibilidade de ser internado por complicações da Covid-19, aponta estudo publicado no Journal of Clinical Periodontology, a revista da Federação Europeia de Periodontologia (FEP). A conclusão da análise clínica de 500 pacientes contaminados também aponta que quem apresentava essas doenças tinha probabilidade 4,5 vezes maior de precisarem de ventilação mecânica.

‘A relação entre as doenças periodontais e o diabetes é na verdade uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que portadores de diabetes apresentam uma predisposição maior ao desenvolvimento da doença periodontal, um quadro não tratado de doença periodontal pode comprometer o controle do diabetes’, observa o cirurgião dentista e especialista em saúde coletiva da Neodent, João Piscinini.

‘Uma escovação eficiente após as refeições, o uso diário de fio dental para remoção de placa e restos de alimentos e uma dieta rica em nutrientes são ações simples que podem garantir a saúde bucal e evitar os problemas gengivais. Não é de hoje que vemos a ligação da saúde bucal com a saúde sistêmica, ou seja, de todo o corpo. Ao contrário do que imaginamos, o cuidado bucal vai muito além dos dentes e está relacionado com diversos outros problemas, como diabetes e até mesmo doenças no coração’.

Continuar Leitura
Publicidade
Publicidade

Facebook

Publicidade

Mais acessadas