Connect with us

Depressão

7 coisas para não dizer a quem tem Depressão

Published

on

depressao

Por mais que tenhamos compaixão e queremos ajudar quem amamos e está com Depressão, existem frases que podem piorar a situação. Pois o tempo de cura, ou despertar do paciente, possui inúmeras variáveis e não se resolve unicamente com remédio e terapia.

7 coisas para não dizer a quem tem Depressão

De acordo com o psiquiatra Marco Antonio Abud Torquato Júnior, existem pelo menos 7 coisas que não devemos dizer a quem tem Depressão.

1. ‘Isso é coisa da sua cabeça’

Pois ‘é você tirar a importância e você dar uma sensação totalmente errada que a pessoa controla o que ela está sentindo’. Ou seja, ‘que ela pode por força de vontade mudar aquilo’.

2. ‘Todo mundo passa por momentos difíceis na vida’

Nesse ponto, Marco Abud alerta para a comparação com a vida de quem está aconselhando, como se a pessoa também fosse capaz naquele momento de se reerguer. ‘Se a pessoa conseguisse fazer isso, ela não estaria em Depressão’, observa.

3. ‘Tente ver o lado bom da situação’

‘É errado porque a pessoa não consegue’, mas ele observa que é possível tentar treinos de motivação, com listas de desejos. Só que não pode dar certo na primeira tentativa. ‘Então tem que ser devagarinho, mudando a mente da pessoa, que tem que ter degraus para subir’. Em outras palavras, uma fisioterapia para a mente, faz parte de um processo de evolução.

4. ‘Por que você quer morrer quando tem tanto pelo que viver?’

Essa frase pode fazer com que a pessoa se sinta mais culpada por estar naquela situação. ‘Pensar em morte nunca é voluntário. Sempre é um indicativo de que a mente perdeu a capacidade dela de se manter ativa no mundo’.

5. ‘Não posso fazer nada se você não quiser se ajudar’

Marco Abud acredita que não é uma forma de abordagem adequada, pois um dos sintomas da Depressão é a falta de esperança, além da falta da sensação de que ela tem capacidade. Ou seja, ela tem um sentimento de inutilidade, de desesperança.

6. ‘Sai dessa’

Mais uma frase incapaz de auxiliar, apenas reforçando uma visão de quem acredita que a pessoa está naquela condição porque ela deseja estar.

7. ‘Você já tinha que está se sentindo melhor’

Por fim, a frase geralmente dita por um familiar, que está convivendo e até auxiliando o paciente em tratamento. Pois essa afirmação coloca em questionamento o esforço do doente em querer melhorar.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas