Coronavírus
5 fatos que você precisa saber da vacina Pfizer
Confira 5 novos fatos sobre a vacina da Pfizer, um dos principais imunizantes nessa etapa de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Em meio ao avanço da quarta onda na Europa, ela foi inclusive aprovada para uso em crianças entre 5 e 11 anos.
5 fatos sobre a vacina Pfizer
Entre as novidades deste fim de ano, estudo israelense que após a segunda dose, a Pfizer é capaz também de evitar infecção.
1. Pedido de doses de reforço em adultos
O pedido já foi feito formalmente ao governo dos Estados Unidos para a terceira dose, mas o país ainda foca na fatia de 60 milhões de pessoas com 12 anos ou mais que ainda não recebeu a segunda aplicação.
2. Europa aprovada para crianças de 5 a 11 anos
Em meio ao surgimento de quarta onda da pandemia, a Europa autorizou a Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos. 27 países da União Europeia já tinham permitido o imunizante para adolescentes a partir dos 12 anos.
3. Proteção após segunda dose
De acordo com estudo realizado em Israel, a vacina da Pfizer consegue proteger contra contaminação por Covid-19 por meses após a segunda dose, e não apenas para evitar casos graves da doença.
4. Bula alterada pela Anvisa
A Anvisa aprovou alteração na bula da vacina da Pfizer, agora indicando dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos que já tenha tomado o imunizante há pelo menos 6 meses.
4. Dose de reforço
Quem tomou Coronavac deve receber a dose de reforço da Pfizer, o que já acontece em países como Singapura, Indonésia, Uruguai e Chile.