Coronavírus
5 fatos que você precisa saber da vacina Janssen
A vacina da Janssen contra a Covid-19 é a que foi menos utilizada no Brasil. Trata-se do único imunizante permitido em território nacional que tem apenas uma dose prevista, mas já existem estudos em curso para aplicação de reforço.
Os principais fatos da vacina Janssen contra a Covid
Confira abaixo os principais pontos que você precisa saber da vacina da Janssen contra a Covid. Informações atualizadas sobre o imunizante da Johnson & Johnson para este final de 2021.
1. Anvisa aumento prazo de validade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aumentou de quatro meses e meio para seis meses o período permitido para a validade da vacina Janssen contra a Covid-19. De acordo com o órgão, decisão baseada na avaliação dos dados de qualidade.
2. Única que tem aval de dose única
Apenas no Sudeste, mais de 2 milhões de brasileiros ficaram imunizados com a Janssen, a única com aval de dose única no Brasil. Contra casos graves, proteção prometida com apenas uma dose é de 88%.
3. Testes com uma segunda dose
Neste mês de outubro, mais de 4,5 mil voluntários realizam no Brasil teste com a aplicação da segunda dose da Janssen. Entre uma das Prefeituras que assinaram termo de cooperação está a de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas.
4. Aplicação com duas doses pode elevar proteção para 94%
Pesquisa realizada nos Estados Unidos, que também testa duas doses da Janssen, aponta que o reforço na imunização pode elevar a proteção para 94%. Com uma dose, a eficácia é de 66% para casos moderados e graves da doença.
5. Taxas de proteção em 14 dias
Nas primeiras duas semanas, a Janssen promete proteção de 66,9% contra casos moderados. Contra casos graves, chega a 77%. Em 28 dias, proteção de 100% contra hospitalizações.