Connect with us

Coronavírus

5 fatos que você precisa saber da vacina AstraZeneca

Published

on

Uma das vacinas contra a Covid-19 mais aplicadas no Brasil, a AstraZeneca ainda não divulgou informações específicas sobre o poder do imunizante diante da nova variante, a Ômicron.

5 fatos sobre a vacina AstraZeneca

Se atualize sobre a vacina da AstraZeneca, com os principais fatos deste final de 2021.

1. Dose extra precisa ser Pfizer

A orientação do Ministério da Saúde para a terceira dose de quem tomou as duas primeiras de AstraZeneca é de Pfizer, pois a ‘tecnologia do MRNA é o mais adequado para um dose de reforço’. Mesmo para quem mesclou (AstraZeneca + Pfizer), a escolha precisa ser Pfizer.

2. Anvisa recomenda mesma vacina

O Ministério da Saúde não precisa acatar a decisão, mas a Anvisa recomenda que quem tomou Janssen ou AstraZeneca receba como reforço o imunizante da mesma marca.

3. Reações da terceira dose

É possível que alguns pacientes apresentem visão turva e até convulsões, além de dor de cabeça persistente, falta de ar, inchaço nas pernas e dor abdominal. A Fiocruz recomenda que se procure ajuda médica.

4. Sem dados ainda sobre a Ômicron

Oficialmente, a fabricante do imunizante, desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford, diz que a plataforma da vacina ‘permite responder rapidamente a novas variantes que possam surgir’.

5. Tratamento preventivo para imunossuprimidos

Pela primeira vez, a Agência de Alimento e Drogas (FDA) dos Estados Unidos autorizou síntese de anticorpos desenvolvido pela AstraZeneca que promete prevenir a disseminação da Covid-19 a pacientes que tiveram reações adversas a vacinas e imunossuprimidos.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas