Connect with us

Superfungo

5 coisas que você precisa saber sobre o superfungo que está no Brasil

Published

on

O terceiro caso de superfungo (Candida auris) no Brasil foi notificado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda semana do ano: um paciente de hospital da rede pública de Recife (PE). Um segundo caso suspeito no local está em investigação e ações para conter disseminação foram adotadas.

5 coisas sobre o superfungo Candida auris

1. Há surto do superfungo

Mesmo que exista apenas um caso confirmado e um segundo em análise, a Anvisa confirma que exista um surto de Candida auris. A ‘definição epidemiológica de surto abrange não apenas uma grande quantidade de casos de doenças contagiosas ou de ordem sanitária, mas também o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia de um país ou até de um serviço de saúde – mesmo se for apenas um caso’.

2. Resistente a medicamentos

E pode levar à morte. Foi catalogado em 2009, na Coreia do Sul, encontrado no canal auditivo de um paciente.

3. Há registro em mais de 30 países

Entre eles, Estados Unidos, Índia, Israel, Colômbia, Venezuela, Inglaterra, África do Sul e Espanha.

4. Pode ser a próxima pandemia

É o que consideram cientistas do Cento de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos diante da ameaça que ele representa para a saúde global.

5. Ele pode sobreviver por meses

O Caudida auris cresce como levedura, podendo sobreviver por longos períodos, até meses, em superfícies. Não sendo eliminado nem por desinfetantes à base de quaternário de amônio.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas