Connect with us

Coronavírus

5 coisas que você precisa saber sobre autoteste de Covid

Published

on

Entenda como funciona o autoteste para identificar Covid-19, liberado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para desafogar as unidades de Saúde nesse momento que a Ômicron faz explodir número de casos no Brasil.

5 coisas para você saber sobre o autoteste de Covid

1. Não será aceito como ‘licença médica’ ou para viagens

Identificar contaminação através de autoteste não serve como ‘licença médica’, assim como o resultado negativo não será aceito pelas autoridades para liberar o paciente da quarentena.

2. A coleta pode ser feita de 3 formas

O produto vem com o cotonete (swab nasal estéril, que deve ser introduzido no nariz), além de frasco com líquido utilizado para a testagem e uma espécie de bastão, que realiza a análise. A coleta pode ser pelo nariz, saliva ou das duas maneiras.

3. O resultado sai em 15 minutos

Em caso positivo, o diagnóstico precisa ser ainda confirmado por um profissional de Saúde, que vai notificar o caso para o setor de epidemiologia. O Ministério da Saúde afirma que o autoteste tem seu papel de fazer ‘triagem’ e não um diagnóstico positivo.

4. Qualquer pessoa pode fazer

Mas o Ministério da Saúde orienta que os pais precisam supervisionar o autoteste de menores de 14 anos.

5. Quando o autoteste deve ser usado

No caso de pacientes com sintomas, entre o 1º ao 7º dia. Para quem não apresenta sintomas da doença, a partir do 5º dia do contato com um contaminado.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas