Coronavírus
5 coisas que você precisa saber sobre autoteste de Covid

Entenda como funciona o autoteste para identificar Covid-19, liberado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para desafogar as unidades de Saúde nesse momento que a Ômicron faz explodir número de casos no Brasil.
5 coisas para você saber sobre o autoteste de Covid
1. Não será aceito como ‘licença médica’ ou para viagens
Identificar contaminação através de autoteste não serve como ‘licença médica’, assim como o resultado negativo não será aceito pelas autoridades para liberar o paciente da quarentena.
2. A coleta pode ser feita de 3 formas
O produto vem com o cotonete (swab nasal estéril, que deve ser introduzido no nariz), além de frasco com líquido utilizado para a testagem e uma espécie de bastão, que realiza a análise. A coleta pode ser pelo nariz, saliva ou das duas maneiras.
3. O resultado sai em 15 minutos
Em caso positivo, o diagnóstico precisa ser ainda confirmado por um profissional de Saúde, que vai notificar o caso para o setor de epidemiologia. O Ministério da Saúde afirma que o autoteste tem seu papel de fazer ‘triagem’ e não um diagnóstico positivo.
4. Qualquer pessoa pode fazer
Mas o Ministério da Saúde orienta que os pais precisam supervisionar o autoteste de menores de 14 anos.
5. Quando o autoteste deve ser usado
No caso de pacientes com sintomas, entre o 1º ao 7º dia. Para quem não apresenta sintomas da doença, a partir do 5º dia do contato com um contaminado.
