Ansiedade
4 dicas para sair da crise de ansiedade
Como sair da crise da ansiedade? Conheça 4 dicas para conseguir se controlar diante desse turbilhão de emoções que nos paralisa.
4 dicas para sair da crise de ansiedade
De acordo com o psiquiatra Marco Antonio Abud Torquato Júnior, ‘quem te dizer que a crise de ansiedade é algo psicológico e você precisa se acalmar na hora, essa pessoa está mentindo para você’. Ele descreve a situação como ‘aterrorizante’, mas que existem estratégias para ‘desarmar esse circuito cerebral da ansiedade’.
1. ‘Isso é inofensivo’
Marco Abud aconselha a repetir essa frase quando tem início a crise. Entretanto é importante que diante dos primeiros episódios, o paciente tenha passado por avaliação médica para ter certeza que está tudo bem.
‘Mas se você fez isso, se está tudo bem e a crise continua voltando, não tem problema’. Ou seja, ‘quer dizer que seu alarme cerebral está desregulado’.
2. Neutralizar o ‘boom’ de adrenalina
‘Não tente respirar devagar, porque se você não está treinado, pode aumentar a ansiedade. O que sugiro é você tentar focar na técnica de respiração 4/2/4’, ressalta. ‘Você puxa o ar contando até 4, segura por 2 segundos e solta contando até 4. Isso reduz os gases de oxigênio e gás carbônico que ficam alterados na sua respiração, começando a promover um relaxamento’.
Em outras palavras, ativa o sistema que o antídoto da adrenalina, que é o sistema parassimpático. Mas é também possível exercer o chamado ‘olhar periférico’, que é você mover os músculos oculares. Assim, ativando também o sistema parassimpático, com uma substância chamada acetilcolina, bloqueando os efeitos da adrenalina.
3. ‘Deixar a ansiedade no banco do passageiro’
‘O que mais alimenta a crise de ansiedade, ou seja, o que faz ela amplificar, é você querer que ela passe rápido. Ou você agir conforme a ansiedade quer’.
‘Então a ideia é: a ansiedade está gritando. Mas não significa que eu preciso ouvir. Ela vai ficar no banco do passageiro, mas quem vai decidir as ações é você’.
4. Declarações de coragem
‘A ansiedade engana o cérebro de várias formas de maneira inconsciente. Ela subestima o seu poder de vencer. Então você vai fazer uma declaração de coragem’.
Marco Abud aconselha deixar algumas afirmações anotadas para serem lidas no momento de crise.