Connect with us

Ansiedade

A pandemia está nos deixando doentes mentalmente?

Published

on

A maneira que a nossa mente está lidando com os desafios impostos pela pandemia, tanto na parte de isolamento quanto o receio de sair de casa e ser contaminado, tem desafiado o nosso ‘eu’ de maneira inédita. ‘O vírus tem ameaçado diretamente a independência, a autonomia e o senso de controle da própria vida da maior parte da população mundial’, observa o Pós-doutor em Educação Eletrônica, psicanalista, licenciado em filosofia e teólogo, Italu Colares.

De acordo com pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o número com depressão teve alta de 4,2% para 8% entre março e abril de 2020 — com ansiedade, aumento de 8,7% para 15%.

‘Somos seres sociáveis e temos a necessidade de nos relacionar uns com os outros. Além de estarmos enclausurados a solidão nos remete mais ao passado lembrando dos nossos traumas e de que maneira que isso afeta o nosso convívio com nossos familiares. Como dizia Freud: vivemos o passado no presente. O cenário atual tem aflorado os problemas familiares. E, ainda temos o problema da rotina do não contato e do medo constante do inimigo invisível’.

Continuar Leitura
Advertisement
Advertisement

Facebook

Advertisement

Mais acessadas